A gincana


BRINCAR PODE SER A CHAVE PARA MUDAR O MUNDO

A LiveLab, com o seu lema “Educar por meio do brincar” propõe a Gincana da Jornada X, uma metodologia ativa que lança mão da ludicidade, gamificação e coopetição (cooperação + competição) para que crianças e jovens se sintam mais à vontade no convívio comunitário, desafiando-os para uma aventura coletiva, divertida e protagonista, com temas que têm grande apelo entre os jovens, usando como espaço de motivação o mundo virtual inicialmente, para depois desafiá-los a transformar o seu mundo real.

COMO FUNCIONA A GINCANA

A Gincana da Jornada X é um projeto educacional, gamificado, de alta repercussão, adaptável a cada ambiente de aplicação. Veja abaixo como funcionam as missões, que ocorrem entre 6 a 8 semanas:

E os resultados aparecem

Em 8 de outubro de 2021, foi realizada a primeira Gincana da Jornada X na E.E. Cidade de Hiroshima. A Gincana nasceu com o intuito de ajudar na questão da evasão escolar e saúde emocional no pós-pandemia. Na primeira edição, ela gerou impactos expressivos no aumento da presença dos alunos na escola, no vínculo dos alunos com professores e na relação dos pais com a escola. A direção confirmou que, após a Gincana, a quantidade de alunos frequentando a escola aumentou em quase cinco vezes, e os professores e profissionais ficaram muito satisfeitos e inspirados com o novo ânimo que a Gincana trouxe para o ambiente escolar.