COMBATE À EVASÃO ESCOLAR & APOIO À SAÚDE MENTAL

A Gincana da Jornada X é uma estratégia de busca ativa e de fortalecimento da saúde emocional de alunos e professores. Ela lança mão de uma tradição cultural e do protagonismo dos estudantes para engajar toda a comunidade escolar e atrair os alunos e ex-alunos para voltarem à escola e permanecerem frequentando o ambiente.

ESTRATÉGIAS INDICADAS
PELA UNICEF

A Gincana da Jornada X aborda quatro das cinco estratégias de combate à evasão escolar indicadas pela UNICEF

  • Busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola: na Gincana, voltar para a escola vale pontos!

  • Comunicação comunitária: A Gincana possui missões que promovem um encadeamento de todos os atores envolvidos, desde o aluno matriculado na escola até seus familiares e vizinhos.

  • Garantir acesso à internet

  • Mobilizar as escolas: A Gincana é um game social que utiliza a brincadeira e a coopetição como base da sua metodologia.

  • Fortalecimento do sistema de garantia de direitos: A Gincana estimula o retorno e a permanência do jovem na escola, um local de proteção, segurança e acolhimento!

JOVENS COMO PROTAGONISTAS

A principal estratégia é que os líderes da Gincana são os estudantes, eles é que buscam os seus colegas. Os professores, pais e a comunidade escolar estimulam e apoiam os jovens para: abraçarem o desafio de se auto-organizarem em equipes; realizarem missões de engajamento de alunos e ex-alunos; mobilizarem talentos e recursos locais; e, organizarem uma gincana de um dia na escola entre as equipes formadas, com provas gerais e brincadeiras da sua região.

Ao se juntarem para enfrentar os desafios propostos, os jovens (re)descobrirão seu poder mobilizador e de realização. Eles vão despertar o protagonismo que possuem e a capacidade de realizarem seus sonhos, individuais e coletivos.

“É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR
UMA CRIANÇA!”

O provérbio africano é mais atual que nunca. Ciente dessa necessidade, a nova BNCC reforça a importância fundamental da participação de toda comunidade escolar na educação de qualidade que desejamos.

Nosso movimento é resultado da mobilização da comunidade em que a escola está situada. É pela união do comércio local, poder público e famílias do ambiente escolar que acontecem doações, estímulo e reconhecimento para aproximar todos e apoiar a escola para realizar a Gincana. É um convite para toda a sociedade: pais, alunos, professores, diretores, comerciantes e todos que valorizam a educação e querem ver mais jovens na escola!