Sua escola pode abraçar essa causa

Podemos ter nossos estudantes entusiasmados, alegres, conectados …e na escola. A sua também pode participar da Gincana da Jornada X e realizar uma busca ativa de alunos evadidos baseada na alegria e brincadeira!

A GINCANA NÃO TEM FRONTEIRAS

A Gincana da Jornada X tem abrangência nacional. Qualquer escola brasileira de Ensino Fundamental ou Médio, da rede pública ou privada, pode se inscrever! As escolas podem adquirir essa metodologia:

  • Via investimento público, que pode estar disponível para todas as escolas brasileiras. Para acessar esses recursos, cada Secretaria ou Escola interessada pode entrar em contato ou participar de um Webinário informativo.

  • Via patrocínio do setor privado, que pode ser gerado por empresas, institutos e fundações, ou mesmo de indivíduos benfeitores, que decidam patrocinar escolas escolhidas a partir de seus critérios próprios. Se você quer ajudar uma escola, clique aqui!

Estados e Municípios podem adquirir a Gincana da Jornada X com desconto, quando são usados recursos públicos para escolas que entrem em rede municipal ou estadual.

Ao aderir à Gincana da Jornada X você terá acesso a uma metodologia de games de mobilização social que já foi aplicada em mais de 30 mil alunos em 24 Estados Brasileiros. Além disso, uma infraestrutura tecnológica (plataforma do jogo), uma didática (manuais e guias) e uma equipe de mentoras para dar todo o suporte na aplicação da metodologia.

após a gincana, em 2022

O dia da Gincana pode ser um primeiro passo para aprofundar a transformação das relações dentro da comunidade escolar e tem como sequência a Jornada X. A mobilização de professores é essencial para apoiar esta continuidade.

A Jornada X

A Jornada X é um jogo colaborativo que segue as mesmas bases da gincana. A metodologia já é aplicada nas disciplinas de Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas do Fundamental II e Ensino Médio.

Por meio de desafios (missões), os jovens são engajados para compartilharem seus sonhos com os seus bairros e embarcarem em uma sequência de atividades que capacitam para o reconhecimento dos talentos locais, a mobilização dos recursos disponíveis ao seu redor e o engajamento da comunidade escolar para ações de transformação local. Nesse processo, desenvolvem o relacionamento interpessoal entre os participantes e comunidade, exercitam o empreendedorismo e despertam todo o potencial local.

A Jornada X possui 6 níveis, cada um dura um semestre, totalizando uma ação de 3 anos.