“É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR
UMA CRIANÇA!”
O provérbio africano é mais atual que nunca. Ciente dessa necessidade, a BNCC reforça a importância fundamental da participação de toda a comunidade escolar na educação de qualidade que desejamos.
Nosso movimento é resultado da mobilização da comunidade em que a escola ou instituição está situada. É pela união do comércio local, poder público e famílias do ambiente escolar que acontecem doações, estímulo e reconhecimento para aproximar todos e apoiar a instituição na realização da Gincana. É um convite para toda a sociedade: pais, alunos, professores, diretores, comerciantes e todos que valorizam a educação e querem ver mais jovens protagonistas!
O PROPÓSITO DA
GINCANA DA JORNADA X
A Gincana da Jornada X tem sua metodologia amparada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Relatório da Unesco “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação”. Assim, a Gincana contribui para aumentar:
-
A confiança no poder de mobilização e protagonismo da juventude.
-
O pertencimento e acolhimento da escola ou instituição.
-
A diversificação da aprendizagem por meio da ludicidade e colaboração.
-
O desenvolvimento pessoal e interpessoal dos participantes.
-
A integração da instituição/escola com a comunidade.
-
O desenvolvimento e valorização de competências socioemocionais.
-
A vontade de mudar o mundo, começando pelo seu território.
-
O ensino sobre o empreendedorismo e temas socioambientais.
JOVENS COMO PROTAGONISTAS
A principal estratégia adotada é favorecer o protagonismo dos jovens, reconhecendo-os como os principais agentes de transformação. Os professores, pais e toda a comunidade desempenham um papel crucial ao estimular e apoiar os jovens para que abracem diversos desafios. Dentre eles: a organização das “Tribos X” (equipes), a realização de missões para engajar a rede no entorno, a mobilização de talentos e recursos locais, e a condução de uma Gincana épica na escola ou na instituição, envolvendo toda a comunidade.
Ao unirem-se para enfrentar esses desafios, os jovens têm a oportunidade de descobrir seus próprios superpoderes. Eles despertam para o protagonismo que possuem e também para a capacidade de realizar seus sonhos, tanto de forma individual quanto coletiva.